Free JavaScripts provided
by The JavaScript Source

TERAPIA COMUNITÁRIA: Faz bem ou faz mal? - 01

TERAPIA COMUNITÁRIA

8/07/2006

Faz bem ou faz mal? - 01

saiba o que é lenda e o que é verdade
-------------------------------------------
alumínio
------------------------------------------
//Estudos apontam que, em grandes quantidades, o elemento pode trazer malefícios à saúde, saiba o que fazer para se proteger.
//MESMO SEM VOCÊ SABER, o alumínio está presente na sua vida. Seja na água, nos aperitivos da reunião com os amigos, naquela cervejinha do fim-de-semana, em determinados produtos de higiene pessoal ou nas panelas e utensílios domésticos. Enfim, são muitas as suas aplicações e, por causa disso, esse material passou a ser analisado e pesquisado por cientistas interessados em saber se ele poderia ou não trazer malefícios ao homem. Os principais estudos associaram o metal ao mal de Alzheimer. Mas há também indícios de que ele seja um dos desencadeadores de câncer e de inflamações no corpo. No entanto, até o momento, nada foi comprovado. O motivo? Apenas uma minúscula fração do que ingerimos de alumínio é absorvida pelo organismo, o restante é expelido: “Faz sentido pensarmos que, por ser um elemento tóxico e um metal pesado, o alumínio possa prejudicar a saúde. Porém, o consumo habitual não permite a ingestão de quantidades preocupantes do elemento”, explica a nutricionista da Unifesp, Cibele Crispim.
// Mesmo que os perigos não sejam alarmantes, existem medidas simples que podem ser adotadas pelos mais cuidadosos e preocupados. Afinal, já prega o antigo ditado: “Melhor prevenir do que remediar”, não é mesmo? A especialista concorda: “Não podemos tomar como verdades absolutas estudos que não foram conclusivos, no entanto, é preciso pensar no equilíbrio. Evitar excessos é muito importante, sobretudo no caso da absorção de alumínio”, pondera. Confira nossas dicas no box! Sua saúde agradece!
//Evitar excessos é muito importante, sobretudo no caso da absorção de alumínio
//- a água fervente junto com o sal fazem com que o alumínio das panelas passe para o alimento. Por isso, quando for preparar o macarrão, prefira as panelas de aço inoxidável.

/- os alimentos ácidos também facilitam a transmissão do elemento para a comida. Por isso, evite usar o papel alumínio para embrulhar tomates e maçãs, por exemplo.

/- evite os desodorantes em aerossol que contêm o metal. Eles podem ser inalados e, ainda, causar reações alérgicas em algumas pessoas
/- medicamentos que contêm alumínio não devem ser ingeridos com bebidas ácidas, como o suco de laranja
/- consuma com moderação os alimentos que levam o metal. Exemplos: fermentos, alguns queijos ralados e sal de cozinha.