Free JavaScripts provided
by The JavaScript Source

TERAPIA COMUNITÁRIA: Conhecer os chakras me tornou alguém melhor "

TERAPIA COMUNITÁRIA

8/07/2006

Conhecer os chakras me tornou alguém melhor "

//Aida Pitanga, 41 anos, conseguiu desatar seus "nós" de energia para viver mais feliz.
//
//"MINHA EXPERIÊNCIA com o estudo dos chakras começou quando parei por um momento e me perguntei: 'Quem sou eu?' Minha carteira de identidade havia sido roubada junto com outros pertences, não achava meu título de eleitora, e minha carta de motorista perdera a validade. Precisava buscar o meu poder interno e saber o que estava errado.
//Com a prática da ioga, consegui trabalhar bastante o corpo físico. As posturas (ásanas) permitiram que alcançasse uma fluidez que não possuía. Eu era uma pessoa muito contida, racional. No entanto, cada vez que você faz um ásana, já está influenciando um determinado chakra. Todas as manifestações físicas estão ligadas ao nosso lado emocional que, por sua vez, está relacionado ao energético. Já era instrutora de ioga e fisioterapeuta quando decidi mergulhar nesse universo até então desconhecido. As próprias dificuldades dos meus alunos passaram a estimular os estudos. Além disso, à medida que você vai conhecendo sua força, desperta a energia de vitalidade e a consciência de que os chakras existem e que são centros de energia que podem estar desalinhados.
//O estudo dos chakras é um trabalho de autoconhecimento que requer coragem, pois você precisará expor a sua sombra para encontrar a luminosidade. Revelar o que há de pior para tentar melhorar. Admitir, por exemplo, que sente inveja de alguém é uma atitude de destemor.Todo mundo tem essa capacidade. Basta saber polir o que está bruto.
//Eu tinha um 'nó' que não estava apenas em um canal de energia. Além dessa busca que precisei fazer, também consegui superar uma mania de justificar todas as minhas ações. Cada atitude que tomava precisava passar pela aceitação das pessoas. Eu me cobrava constantemente e tinha medo de desagradar. Percebi que é impossível agradar a todos. O equilíbrio veio com a prática dos ásanas para ativar os chakras certos. Despertei minha consciência corporal, trabalhei a respiração correta, a entoação dos mantras. Todas essas vivências foram fundamentais para que passasse a ver as coisas de maneira mais sutil."

//
//A palavra chakra, em sânscrito, quer dizer "círculo em movimento". No corpo humano, são os centros captadores, armazenadores e distribuidores de energia vital. Cada um está relacionado a um determinado sentido, glândula, sistemas do organismo e plexos nervosos. Pelas manifestações do corpo é detectado o chakra em desequilíbrio. Com um estudo individualizado, compreende- se a origem dos sintomas e bloqueios de energia. Após a percepção da manifestação dos chakras, torna- se mais fácil aplicar qualquer tipo de terapia, como uso de cristais, aromas, práticas de ioga, exercícios respiratórios e entoação de mantras. Outra técnica de cura que também pode ser empregada é a chakraterapia, que promove o realinhamento pela transmissão de energia de uma pessoa sensitiva para outra. Os sete mais importantes são: Muladhara (localizado na base da coluna); Svadhistana (baço); Manipura (umbigo); Anahata (coração); Vishuddha (garganta); Ajna (intercílios) e Sahasrara (alto da cabeça).